Pesquisar neste blog

sábado, 27 de julho de 2013

O inicio de tudo!

Iniciei meu relacionamento com a performance esportiva há muito tempo, há mais de 20 anos...e não foi essencialmente praticando, mas sim já atuando como treinador. Calma, não sou tão antigo assim, nessa época eu tinha uns 8 a 10 anos, não me lembro exatamente, só lembro da interessante experiência...rs



Naquele momento, meu irmão Cristiano Leite, fissurado em provas de velocidade do atletismo conseguiu (com ajuda de nossos pais) se inscrever numa competição no Sesi de São José dos Campos para provas de velocidade (creio que de 75m rasos) e salto em distância. A partir dai iniciamos um treino especial para ele, que corria no quintal de casa... Nossa casa tinha dois corredores laterais e um quintal no fundo que calculamos na época ser próximo a distancia da prova que ele ia correr (imagina três crianças fazendo isso sozinhos...nossa irmã Cristina também ajudava). Dai em diante ele passou a correr de um corredor ao outro e eu marcava seu tempo, primeiro num relógio de pulso com ponteiros, depois num digital de camelô com cronometro...rs. Pensamos no descanso entre as repetições, mas o foco era diminuir o tempo de um corredor ao outro!!!

E sabe qual foi o resultado??? Meu primeiro atleta ganhou a competição no Sesi contra meninos de diversos clubes da cidade que treinavam com professores e de leva ganhou seu primeiro convite para treinar no time do Sesi e depois na equipe da cidade.


A partir dai perdi o "passe" do meu atleta e ele passou a treinar no Complexo João do Pulo pelo técnico Djalma, principal técnico da cidade até hoje, que posteriormente também foi meu técnico durante alguns meses.


A foto abaixo é de um Campeonato Paulista de Atletismo realizado no Estádio do Ibirapuera, com meu irmão vencendo sua série e se classificando para a final dos 100m rasos. Não foi o campeão do ano no individual, mas com o time de São José sagrou-se campeão Paulista no revesamento 4 x 100m. 





Atualmente ele (meu irmão) divide seu tempo entre o trabalho, a família, estudo e sua religião, não treina mais, aliás, parou de treinar por conta do curso integral que fazia no ensino médio e depois na Universidade, mas espero que possa voltar a se movimentar e praticar esporte, o que me motivou muito traçar os caminhos que tracei. #voltaNano

Depois disso pratiquei futebol de campo por anos até abandonar precocemente (futebol é um esporte muito injusto na maioria das vezes) e como me locomovia muito de bicicleta parti para o ciclismo, natação (por conta da asma que me "persegue" até hoje) e corrida de longa distância, dai foi um pulo para o triathlon, que mais estudei do que pratiquei, mas que rendeu alguns títulos interessantes que posteriormente comentarei por aqui. 


Tudo isso me levou a graduação em Educação Física, com alguns trabalhos sobre triathlon, atletismo, futebol, futsal, rugby e um TCC sobre Performance no Ciclismo de curta e longa duração. Dai foi um pulo para o Mestrado em Performance Humana e uma dissertação sobre a Performance de Atletas de Basquetebol durante um Campeonato Paulista e atualmente um Doutorado em Rendimento Esportivo, discutindo a Preparação de nadadores olímpicos brasileiros para os Jogos de Londres em 2012.


Bom, é isso ai, seja bem vindo e se tiver sugestões sobre alguma modalidade esportiva faça contato, quem sabe eu posso colaborar em algo!!!

Grande abraço,


Gerson Leite (gersonslt@gmail.com)

4 comentários:

  1. Oi Professor Gerson,
    Parabéns por seu blog e por contar um pouco de sua história e relação com o treinamento esportivo. Muito bom ter um espaço como este e assim poder continuar a ser a sua aluna através do meio virtual. Estava lendo os artigos que publicou, gostei muito, vou acessar sempre.
    Um grande abraço,
    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela Barcelos, ótimo ter você por aqui!!! Sempre que puder e quiser contribuir será bem vinda, pois suas experiências com o esporte são muito boas!!! Obrigado por estar por aqui conosco!!! Grande abraço

      Excluir
    2. Obrigada Gerson, nunca me esqueço de tudo que ensinou, tudo me ajuda sempre.
      Em outubro vou iniciar uma pós em fisiologia do exercício, no Cefit. Lembra quando você me sugeriu? Um grande abraço!

      Excluir
  2. Fala mano.....muito legal a sua trajetória que se misturou com a minha no começo. As vezes me esqueço desta fase tão boa da minha vida, que corri, literalmente, atras do meu sonho de ser atleta. Foi muito bom e hj não tem mais nada a ver comigo. Quem sabe não era a mão de Deus usando esta influencia na sua infancia para q vc se tornasse no futuro este grande profissional q vc é hj. Parabéns! Tenho orgulho de vc....Abço

    ResponderExcluir

Comente e ajude a contribuir com nossa discussão!!!