Pesquisar neste blog

sábado, 27 de julho de 2013

Mundial de Natação 2013 - Será que dá?

Estamos a um dia do início da provas de piscina durante o Mundial de Esportes Aquáticos de 2013, que está sendo realizado em Barcelona. Já tivemos um inédito 1º lugar nas Águas Abertas, com Poliana Okimoto, Ana Marcela, Allan do Carmo e cia. Agora a pergunta é, será que os resultados da piscina ficarão próximos das Águas Abertas? A ciência pode nos ajudar um pouco...

Durante meu doutorado estou estudando a performance de nadadores olímpicos e isso me fez estudar um pouco mais o assunto. Li um interessante estudo Polonês que trata sobre a predição de performance na natação. Predizer algo atualmente no esporte está baseado em análise estatística e não apenas no feeling de técnicos e especialistas ou "mandingas" alguns ditos profissionais do esporte. Bom, vamos ao estudo polonês:
Este é um gráfico de predição do tempo dos 50m livres (Women - linhas superiores; Men - linhas inferiores) para os Jogos de Londres em 2012. Nele os autores mostram uma predição dos tempos dos finalistas. Este gráfico mostra que desde as Olimpíadas de 1988 (Seul, na Coréia do Sul) até 2008 existiu uma grande evolução nos tempos, mas pouco mudaria de 2008 a 2012. E eles acertaram, pois os tempos nas finais forma muito próximos aos de 2008 na China (lembro que os atletas nadavam com os trajes ultra rápidos em 2008). Isso quer dizer que os atletas estão cada vez mais próximos dos tempos com trajes, e logo logo muitos dos recordes com trajes não existirão mais (isto já está acontecendo em algumas provas).

Mas nossa análise foi um pouco diferente, pois buscou analisar algumas provas que o Brasil tem atletas no Mundial de Barcelona 2013. O primeiro gráfico mostra a relação dos tempos olímpicos de 2008 e 2012, com coeficiente de determinação (r2) praticamente igual a 1, o que diz que os tempos médios em segundos para as provas analisadas foram muito próximos em 2008 e 2012.

Quando relacionei os tempos do Mundial de Natação 2011 e os tempos olímpicos de 2012 também tivemos o coeficiente de determinação muito próximo a 1 e portanto, uma grande relação entre os tempos encontrados.

Baseado no estudo Português (Tracking the performance of world-ranked swimmers) de 2010 que encontrou uma variação máxima de 1% ao ano na performance de nadadores de nível internacional, tranquilamente podemos esperar tempos próximos aos Olímpicos, portanto nossa chance de medalha é grande.

Estaremos torcendo muito pelos atletas brasileiros para que consigam grandes resultados embalados nos atletas da Maratona Aquática Brasileira.

Nota: Lembro que os dados aqui apresentados são apenas uma análise simples dos rendimentos em 2008; 2011 e 2012 e não tem relação nenhuma com a preparação de atletas brasileiros nestes eventos.

Contatos no email: gersonslt@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a contribuir com nossa discussão!!!